Biografia

Luiza Borges é cantora e artista Brasileira. Atua na cultura e na cena musical independente, carioca e nacional, desde 2004. Se apresentou nos principais teatros do Rio de Janeiro e circulou com shows e peças pelo Brasil.

 

É  professora de canto popular há mais de 10 anos e poetisa e compositora nas horas vagas.  

 

No início da sua trajetória foi finalista da 4°Mostra Novos Talentos da casa Carioca da Gema. Cantando samba, comandou rodas nos principais estabelecimentos do gênero, na Lapa, e em 2013 gravou o programa televisivo "Samba na Gamboa", ao lado de Diogo Nogueira.

 

Destaca-se na carreira o duo com o violonista André Siqueira, com o qual trabalhou por mais de 15 anos. Essa parceria se estendeu aos dois álbuns solo da cantora, Romanceiro (Bolacha Discos, 2012) e Certezas Inacreditáveis (Bolacha Discos, 2017), ambos dedicados às canções de compositores contemporâneos, nos quais André fez a direção musical. Os dois estão disponíveis em todas as plataformas de streaming. 

 

Em cada um desses álbuns Luiza também apresenta uma canção de sua autoria; no entanto o traço composicional aparece com mais força a partir de seu encontro com o poeta e compositor brasiliense Túlio Borges.

A partir do lançamento de seu livro de poesias “Silêncio Absoluto” (2016), que contém poesias musicadas por Túlio, a parceria entre os dois Borges gerou canções inéditas, shows em Brasília, Rio e São Paulo e a inspiração necessária para que Luiza compusesse mais. 

 

Para conhecer algumas poesias da Luiza acesse o blog desse site e para adquirir o livro “Silêncio Absoluto” entre em contato por aqui.

Você pode escutar algumas das composições da artista na sessão de vídeos deste site e em seu canal no youtube.

 

Luiza gravou também, junto com as cantoras Karla da Silva, Aline Paes e Patrícia Oliveira, o álbum  "Leve o porto - Mulheres que cantam Pedro Ivo" (Tratore, 2011), com canções deste compositor.

 

No Teatro, estreou ao lado de Pedro Cardoso na última montagem de “Os Ignorantes”, foi cantora solista na peça “Com Amor, Vinícius”, de Marcos França e Hugo Sukman e integra o projeto “Decopulagem”, da bailarina e escritora Aline Bernardi, com texto da autora e canções do compositor Renato Frazão. 

Durante a quarentena de 2020 comandou as lives VIRAGEM, promovendo mais de 30 horas de shows com artistas convidados, e lançou clipe e single da canção autoral "50 dias em casa".

Dentre parcerias, gravações e participações em shows com demais artistas, sobressaltam os nomes: Diogo Nogueira, Pedro Cardoso, Marcos França, Tim Rescala, Nelson Faria, Carlos Malta, Rodolfo Cardoso, Teresa Madeira, Thiago Amud, Chico Saraiva, Juliana Linhares, Matheus Von Kruguer, André Muato, Ilessi, Marcela Mangabeira, Andrea Dutra, Aline Paes, Renato Frazão, Túlio Borges, Alice Sales, Thiago Thiago de Mello, Pedro Sá Moraes, Pedro Ivo Frota, Marcelo Fedrá, Mauro Aguiar, Nina Wirtti, Marcos Sacramento, Edu Kneip, entre outros.