Aulas

“A voz é você vibrando em som” (Angela Herz)

IMG_1906.jpg

Luiza Borges é formada em Licenciatura em Música pela UNIRIO e no Método Herz para canto popular, criado pela professora e pesquisadora da voz Angela Herz.

 

Como professora de canto tem orientado, há mais de 10 anos, um expressivo número de pessoas, profissionais da voz ou não, em busca de autoconhecimento vocal e aprimoramento musical, utilizando abordagens individuais e coletivas, em formato presencial e/ou online.

Como preparadora vocal, com foco em gravações e espetáculos, trabalhou com diversos artistas de sua cena, dentre os quais podemos destacar: Matheus Von Kruger, Lila, Aline Paes, André Muato, Gabriel Faria, Laura Canabrava, Anna Bello, Marcelo Fedrá, Renato Frazão, entre outros.

Para saber mais, entre em contato.

Para cantar em grupo

Toda Voz Importa

TODA VOZ IMPORTA.png

Luiza é coordenadora pedagógica e uma das fundadora do coletivo "Toda Voz Importa", atuando também como professora de canto e cantora dentro do grupo. O coletivo é formado por ela e por Roberta Jardim, cantora e professora de canto, Alice Sales, cantora e musicoterapeuta e Tássio Ramos, músico e educador musical.

O Toda Voz Importa realiza investidas artísticas e vivências pedagógicas e terapêuticas para grupos. Sem pré-requisitos, estimula o canto individual e coletivo a partir da premissa de que todos podem cantar. O grupo acredita que, fomentando a escuta através da música e o autoconhecimento vocal e expressivo, colabora para a construção de pontes entre as pessoas, bem como para suas saúde e qualidade de vida. 

A partir dessas interfaces já criou mais de 50 iniciativas online desde 2020, entre oficinas, saraus, cursos, vídeos e lives.

Para saber mais sobre a programação presencial ou online do coletivo, siga o @todavozimporta ou entre em contato por e-mail.

Respirar e cantar

Respirar e Cantar.jpg

Essa prática foi lançada pelo Coletivo Toda Voz Importa em 2021 e criada e ministrada por Luiza. Nela são oferecidos exercícios acessíveis de relaxamento, percepção da própria respiração, expansão dos espaços respiratórios e livre cantar a partir destes ganhos.

Durante o isolamento de 2020, Luiza promoveu uma série de lives batizada de "Juntos", gerando 10 encontros de práticas respiratórias profiláticas para tempos de crise, com profissionais convidados das áreas da voz, corpo e respiração.

Todas as lives se encontram disponíveis, gratuitamente, em seu canal no youtube       

“Respirar e Cantar” é um desenvolvimento e um aprofundamento desta série de encontros, para grupos e sem pré-requisitos. 

Para receber informações sobre os próximos encontros da prática, siga o instagram ou cadastre-se aqui.

Práticas de Autocuidado:
Fluxos da Voz e do Corpo 

Práticas de Auto Cuidado - Luiza Borges_edited.jpg
Párticas de autocuidado - Aline Bernardi.jpg

Essa iniciativa, criada por Luiza Borges e pela bailarina e professora de dança Aline Bernardi, possui atuação presencial no Rio de Janeiro e online para todo o Brasil.

As professoras desenvolvem, desde 2020, uma condução de aula em grupo, sem pré-requisitos, que explora as relações entre corpo e voz, movimento e canto, dança e música. Sob as perspectivas do autocuidado trabalham o fluxo livre, o cantar e o dançar individual e coletivo, a criatividade e a expressão.

As dinâmicas podem ser aproveitadas por todos, em suas respectivas realidades corporais e vocais. Desde seu surgimento, já foram realizadas mais de 35 "Práticas de Autocuidado: Fluxos da Voz e do Corpo" sobre temas variados, dentre eles se destacam:

  • Atm + articulações e espaços vocais,

  • Vértebras + pesquisa sobre a extensão vocal,

  • Diafragmas + sustentações vocais,

  • Improvisos do corpo e da voz, jogos de dança e música.

Para receber informações sobre os próximos encontros da prática, siga o instragram ou cadastre-se aqui.

Laboratório Corpo Voz

Laboratório Corpo Voz - Luiza Borges_edited.jpg
Laboratório Corpo Vo - Andrea Cardoso_edited.jpg

Elaborado por Luiza Borges e pela professora de AntiGinástica Andréa Cardoso em 2018, o Laboratório propõe o auto contato corporal e vocal através do diálogo entre as técnicas da AntiGinástica, de Therese Bertherat, e abordagens do Método Herz para canto popular, de Angela Herz.

Os encontros culminam em uma construção de canto coletivo com os presentes, personalizada de acordo com as necessidades e expressões de cada grupo formado.

Por enquanto, o Laboratório Corpo Voz possui atuação presencial exclusivamente em SP e ocorre anualmente, com excessão para as restrições de contato em períodos de pandemia.

Para receber informações sobre os próximos encontros da prática, siga o instragram ou cadastre-se aqui.